Inteligência e Contrainteligência

A atividade de Inteligência de Segurança Pública possui dois ramos:  a Inteligência e a Contrainteligência.


Inteligência


Destina-se à produção de conhecimentos úteis e oportunos para subsidiar os tomadores de decisão na esfera da segurança pública. A produção do conhecimento de inteligência se realiza com o emprego de metodologia própria, de procedimentos específicos e de técnicas acessórias  especializadas, excluídas a prática de ações meramente intuitivas e a adoção de procedimentos sem orientação racional. 

Compete à Inteligência a reunião e o processamento de dados  visando  o estudo do passado, a compreensão do presente e a construção de cenários prospectivos  para o futuro. 

Doutrinariamente, a Metodologia de Produção de Conhecimentos de Inteligência (MPC) atende as seguintes etapas:

  • Planejamento
  • Reunião 
  • Avaliação 
  • Análise
  • Integração 
  • Interpretação
  • Formalização
  • Difusão

Produção do conhecimento


Contrainteligência

 


Destina-se a produzir conhecimentos para neutralizar as ações adversas, e proteger a atividade e a instituição a que pertence.  À Contrainteligência compete as atividades de Segurança Orgânica (SEGOR) e Segurança Ativa (SEGAT). 

A SEGOR é o conjunto de normas, medidas e procedimentos de caráter eminentemente defensivo, destinado a garantir o funcionamento da instituição, de modo a prevenir e obstruir as ações adversas de qualquer natureza. Em linhas gerais, caracteriza-se pelo conjunto de medidas integradas e planejadas, destinadas a proteger os ativos institucionais (tangíveis e intangíveis), em especial, o pessoal, a documentação, as instalações, o material, as operações de ISP, as comunicações, telemática e a informática. 

A SEGAT é o conjunto de medidas proativas, destinadas a detectar, identificar, avaliar, analisar e neutralizar as ações adversas de elementos, ou grupos de qualquer natureza, que atentem contra a Segurança Pública. Essas medidas são desenvolvidas por meio da Contrapropaganda, da Contraespionagem, da Contrassabotagem e do Contraterrorismo.



Recomendar esta página via e-mail: